Voltar

BRASIL É CREDOR AMBIENTAL - ANTÔNIO JORGE MARTISN, PROFESSOR DA FGV

Net Zero-2050 é a meta estabelecida no Acordo de Paris para o mundo chegar em 2050 com emissões zero de gases efeito estufa. Este é o grande desafio
de toda sociedade, mas, principalmente, das empresas de todos os setores para descobrirem em suas operações com eliminar ou reduzir substancialmente as fontes e processos de geração de carbono.

O setor de transportes tem um desafio enorme para viabilizar esta complexa tarefa, com a adoção de uma série de ações, desde incentivar o uso de combustíveis renováveis – como o etanol, biogás, HVO, entre outros – passando pela adoção de veículos eletrificados – híbridos e elétricos – até chegar à célula a combustível.

A opção pelos eletrificados na União Europeia, Estados Unidos e China mostram um fato extremamente interessante: no caso específico daqueles que precisam de recarga, a origem da energia elétrica é altamente poluente pois as usinas utilizam carvão ou derivados de petróleo. O entusiasmo de eletrificação em alguns países é exagerado pelo desconhecimento dos usuários sobre as consequências dos maravilhosos elétricos.

A OTM Editora realiza há alguns anos eventos em que reúne os melhores casos de sucesso na adoção das práticas ESG entre as empresas de transportes. Com esta participações, foi criado um círculo virtuoso de ampliação do número de companhias envolvidas – exatamente pelos exemplos em busca de uma sociedade melhor, mais justa e com respeito ao meio ambiente.

Como coroamento de todo este trabalho, a OTM Editora promoverá no dia 29 de novembro, no Transamérica Expo, o 5º Fórum Transporte Sustentável. Na preparação para este dia inteiro de apresentações, debates e informações transformadas em conhecimento, fizemos uma série de entrevistas com os principais atores do setor sobre descarbonização. 

A sétima entrevista desta série é com Antônio Jorge Martins, professor da FGV e um apaixonado estudioso de economia, negócios e tecnologias do setor automotivo. Confira na íntegra: Brasil é credor ambiental

 





ESG NA MOBILIDADE URBANA
6ª EDIÇÃO NA LAT.BUS | 08 DE AGOSTO
(das 14H00 às 18H00)

ESG NO TRANSPORTE DE CARGAS E NA LOGÍSTICA
7ª EDIÇÃO NA FENATRAN | 06 DE NOVEMBRO
(das 14H00 às 18H00)

(11) 5096-8104
contato@forumtransportesustentavel.com.br